O Programa oferecerá 33 vagas para o Curso de Mestrado e 15 vagas para o Curso de Doutorado, distribuídas em três linhas de pesquisa, conforme quadro abaixo:
LINHA 1 | Linguagem, Tecnologia e Ensino | ||
Descrição da linha | Esta linha de pesquisa tem como objetivo estimular projetos e congregar estudos sobre multiletramentos e ensino de línguas, abordando continuidades e transformações nos modos de interagir, de ler/escrever, de pesquisar e de ensinar numa sociedade cada vez mais em rede. Investiga a compreensão e a produção do texto em diferentes contextos de uso e de época, modalidades, interfaces e mídias, focalizando gêneros impressos e digitais. Os estudos desenvolvidos no âmbito desta linha consideram a multiplicidade cultural, linguística e discursiva, as relações letramento/tecnologia e as esferas educativas, incluindo o trabalho docente, as propostas pedagógicas e os recursos instrucionais. | ||
Professor Orientador | M | D | |
Vagas por professor Orientador | 1. Antonio Luciano Pontes | 2 | 1 |
2. Antônia Dilamar Araújo | 1 | 2 | |
3. Cleudene de Oliveira Aragão | 1 | 1 | |
4. Iuta Lerche Vieira | 1 | 1 | |
5. Nukácia Meyre Silva Araújo | 3 | - | |
6. Maria Helenice Araújo Costa | 2 | 1 | |
7. Rozânia Maria Alves de Moraes | 1 | 1 | |
8. Laura Iwakami Tey | 1 | - | |
9. Expedito Eloísio Ximenes | 2 | - | |
Total de vagas na linha 01 | 14 | 7 |
LINHA 2 | Multilinguagem, Cognição e Interação | ||
Descrição da linha | Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar as relações entre linguagem e cognição sob três perspectivas complementares em ambientes multilíngues. Do ponto de vista da linguagem comofenômeno intersubjetivo, pesquisa processos de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem (língua materna, línguas adicionais e outras linguagens) e de tradução (interlinguística, intralinguística e intersemiótica). Do ponto de vista da linguagem como conhecimento gerado nainteração, pesquisa processos de produção e de interpretação de sentidos e seus efeitos para diferentes usuários da linguagem em situações concretas de uso. Do ponto de vista da linguagem como sistema (re)criado na interação, pesquisa variação e mudança de regras de uso, levando em conta a comparação entre línguas consideradas naturais e precisamente delimitadas. | ||
Professor Orientador | M | D | |
Vagas por professor orientador | 1. Aluiza Alves de Araújo | 1 | - |
2. Paula Lenz Costa Lima | 1 | 1 | |
3. Pedro Henrique Lima Praxedes Filho | 2 | 1 | |
4. Vera Lúcia Santiago Araújo | 3 | 2 | |
5. Wilson Júnior de Araújo Carvalho | 2 | 1 | |
Total de vagas na Linha 02 | 9 | 5 |
LINHA 3 | Estudos Críticos da Linguagem | ||
Descrição da linha | Esta linha tem como objetivo gerar conhecimento sobre as operações ideológicas do discurso e as relações de poder nelas implicadas. Volta-se, portanto, para o estudo de fenômenos interacionais de (re)produção / manutenção / problematização / ressignificação de sentidos naturalizados. Volta-se também para processos de negociação identitária, focalizando processos intersubjetivos 1) de posicionamento social, 2) de atribuição de valores à relação identidade-diferença, e 3) de hierarquização e construção de assimetrias. | ||
Professor Orientador | M | D | |
Vagas por professor orientador | 1. Claudiana Nogueira de Alencar | 3 | 2 |
2. Dina Maria Martins Ferreira | 2 | - | |
3. João Batista Costa Gonçalves | 2 | - | |
4. Raimundo Ruberval Ferreira | 3 | 1 | |
Total de vagas na linha 03 | 10 | 3 |
Atenciosamente,
Coema Escórcio