terça-feira, 24 de janeiro de 2012

VAGAS DO MESTRADO E DO DOUTORADO - PosLA

O Programa oferecerá 33 vagas para o Curso de Mestrado e 15 vagas para o Curso de Doutorado, distribuídas em três linhas de pesquisa, conforme quadro abaixo:
                                


LINHA 1

Linguagem, Tecnologia e Ensino

Descrição da linha

Esta linha de pesquisa tem como objetivo estimular projetos e congregar estudos sobre multiletramentos e ensino de línguas, abordando continuidades e transformações nos modos de interagir, de ler/escrever, de pesquisar e de ensinar numa sociedade cada vez mais em rede. Investiga a compreensão e a produção do texto em diferentes contextos de uso e de época, modalidades, interfaces e mídias, focalizando gêneros impressos e digitais. Os estudos desenvolvidos no âmbito desta linha consideram a multiplicidade cultural, linguística e discursiva, as relações letramento/tecnologia e as esferas educativas, incluindo o trabalho docente, as propostas pedagógicas e os recursos instrucionais. 



Professor Orientador

M

D

Vagas por professor

Orientador

1. Antonio Luciano Pontes

2

1

2. Antônia Dilamar Araújo

1

2

3. Cleudene de Oliveira Aragão

1

1


4. Iuta Lerche Vieira

1

1


5. Nukácia Meyre Silva Araújo

3

-


6. Maria Helenice Araújo Costa

2

1


7. Rozânia Maria Alves de Moraes

1

1


8. Laura Iwakami Tey

1

-


9. Expedito Eloísio Ximenes

2

-

Total de vagas na linha 01

14

7


LINHA 2

Multilinguagem, Cognição e Interação

Descrição da linha


Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar as relações entre linguagem e cognição sob três perspectivas complementares em ambientes multilíngues. Do ponto de vista da linguagem comofenômeno intersubjetivo, pesquisa processos de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem (língua materna, línguas adicionais e outras linguagens) e de tradução (interlinguística, intralinguística e intersemiótica). Do ponto de vista da linguagem como conhecimento gerado nainteração, pesquisa processos de produção e de interpretação de sentidos e seus efeitos para diferentes usuários da linguagem em situações concretas de uso. Do ponto de vista da linguagem como sistema (re)criado na interação, pesquisa variação e mudança de regras de uso, levando em conta a comparação entre línguas consideradas naturais e precisamente delimitadas.


Professor Orientador

M

D

Vagas por professor orientador

1. Aluiza Alves de Araújo

1

-

2. Paula Lenz Costa Lima

1

1

3. Pedro Henrique Lima Praxedes Filho

2

1


4. Vera Lúcia Santiago Araújo

 3

 2


5. Wilson Júnior de Araújo Carvalho

2

1

Total de vagas na Linha 02

9

5


LINHA 3

Estudos Críticos da Linguagem


Descrição da linha


Esta linha tem como objetivo gerar conhecimento sobre as operações ideológicas do discurso e as relações de poder nelas implicadas. Volta-se, portanto, para o estudo de fenômenos interacionais de (re)produção / manutenção / problematização /  ressignificação de sentidos naturalizados. Volta-se também para processos de negociação identitária, focalizando processos intersubjetivos 1) de posicionamento social, 2) de atribuição de valores  à relação identidade-diferença, e 3) de hierarquização e construção de assimetrias.




 Professor Orientador

M

D


Vagas por professor orientador

1. Claudiana Nogueira de Alencar

3

2

2. Dina Maria Martins Ferreira

2

-

3. João Batista Costa Gonçalves

2

-

4. Raimundo Ruberval Ferreira

3

1

Total de vagas na linha 03

10

3




Atenciosamente,

Coema Escórcio